Encontre aqui seu novo emprego

OK, já estou descumprindo meu próprio aviso. Hoje é sexta-feira. Mas durante a semana foi impossível para e escrever qualquer coisa. Então vou quebrar a regra desta vez.

Preciso escrever sobre o que mais me incomodou durante a semana. And the winner is… Não, não é a eleição do Cristiano Ronaldo. A situação toda que arrancou minha paciência nesta semana tem relação com o tema do trabalho e do emprego. Mas para começar, preciso voltar até poucos dias antes do Natal. Vocês sabem tão bem quanto eu como são esses dias. Eu não gosto. Não gosto mesmo. Para mim, não existe expectativa pelo Natal e Reveillon. Existe stress, encheção de saco (com o perdão do pleonasmo). Então, estava saindo de casa, atrasado, para procurar presentes, ops!… lembrancinhas e resolver mais uma ou outra coisa que as pessoas chamam de preparativos e eu sinto como preocupação. O telefone tocou. Fiz a merda de atender. Telemarketing.

Não, não vou meter o pau no telemarketing. Todo mundo faz isso porque todo mundo odeia, inclusive quem faz a ligação. Vou meter o pau na proposta que me fizeram e na minha própria burrice em aceitar. Mas é preciso compreender as circunstâncias. Fim de ano, compras, contas, férias, viagem, desemprego, mais contas, a bolsa de janeiro que não vem porque a universidade está em recesso e… Enfim, eu havia recusado por mais ou menos dois meses a “oportunidade” que me era oferecida insistentemente, por e-mail, para incluir meu cadastro no banco de empregos desta empresa chama Manager Online. Mas naquele dia e diante daquelas circunstâncias, acabei fornecendo meus dados à atendente. “Você tem sete dias de serviço gratuito, senhor. Podendo cancelar seu cadastro em nosso site antes deste prazo”.

Não sei porque fiz aquilo. Ou melhor, sei. Você sabe. Todo mundo sabe. Nos cinco dias depois desta decisão estúpida, entrei no site da Manager buscando oferta de empregos. Nada. Claro que não. Eles até mandam uma porção de ofertas, mas parece até que você não fez cadastro algum, porque nenhuma delas corresponde aquilo que você já fez ou pretende fazer.

No sexto dia, entrei no site para cancelar a inscrição. Mas eles me ofereceram outros sete dias gratuitos. E eu… acreditei. Passei mais cinco dias consultando a porcaria e nada! No sexto dia, novamente, entrei e acabei com a palhaçada. Tenho aqui o e-mail da empresa confirmando o cancelamento. Se tiver fôlego, vou usá-lo como prova. Porque alguns dias depois fui surpreendido – no meio de uma série de cheques que caiam na minha conta como meteoros – com um débito de R$ 28,50. Adivinhem de onde?

Vocês podem imaginar minha raiva. Contra a empresa e contra mim mesmo. Quem é estúpido o bastante pra cair em um golpe desses? Bom, falei com um cara no banco – daqueles que ficam orientando pra você não entrar na fila errada – e ele disse ter passado pela mesma coisa. “Cara, agora você tem que ficar esperto todo mês, pra ver se eles não agendam outro débito. Então você cancela”. Todo mês! “Mas você pode ainda tentar fazer o estorno deste débito”. Entrei, peguei a senha, esperei e não consegui fazer o estorno. “Você não é o primeiro”, disse a mulher ao ver no meu cadastro que o débito era da Manager Online. Ela me passou o endereço e o telefone da empresa, que fica em São Paulo. Não sei o que vou fazer com isso. Pensei em ligar todos os dias pra encher o saco. Mas o valor do interurbano me desanima.

Antes de sair, o gerente percebeu minha raiva e veio até a mesa. Segundo ele, o banco tem um contrato com esta empresa e ela pode simplesmente agendar débitos. “Mas eu não autorizei nada! Você não vai encontrar nenhuma assinatura, nem mesmo um ‘li e aceito’ onde eu tenha clicado, nada”. Acontece que o contrato do Banco compete à empresa a obrigação de possuir a autorização do cliente. Quer dizer… foda-se você, correntista! Uma empresa espertalhona só precisa do número da sua conta para arrancar o seu dinheiro. É oito vezes mais fácil do quer ser hacker e provavelmente mais seguro. É oitenta vezes mais fácil do que arrumar um emprego de verdade e, sem dúvida, mais lucrativo.

4 comentários em “Encontre aqui seu novo emprego

  1. Oi Rodrigo, pois é…se serve de consolo, de tempos em tempos surgem golpes que é impossível não pegar um ou outro desprevenido. Teve a época da corrente de ouro, onde aparecia uma mulher bem simples na rua querendo vender de qualquer jeito, teve a pirâmide onde as pessoas viam uma forma rápida de ganhar dinheiro…mas vc vai falar que “puts, isso era óbvio (caiu o acento?!) e ninguém iria cair…” balela! agora são outros tempos, mas é golpe igual! mais sofisticado teconologicamente e com apoio do sistema bancário, mas é golpe igual!…o que resta é ficar esperto pra eles não tirarem o quinhão mensal…e divulgar, divulgar, divulgar…pra não pegar ninguém no estresse da correria do dia, como te pegou. Beijos

  2. Cara, eu já passei por uma situação parecida. Ja me cadastrei em não sei quantos sites de emprego. E a mesma situação. Uma independência que você tenta alcançar e acaba correndo pra os mais diversos artifícios. Até mesmo aqueles e-mail dizendo pra vc trabalhar em casa, ficar clicando em banners.
    Depois de não ter perdido dinheiro algum, mas ter perdido meses com este tipo de coisa, fiquei pensando. Que diabos de pessoa teve a idéia escrota de tirar dinheiro de desempregados? Como assim ‘pague para ter um emprego’?
    É muito escroto isso.
    Depois eu pensei, não seria mais justo, eu dar uma parte do meu salário, por um tempo depois de empregado? Lógico. Eu acho até plausível. Mas não, esses sacanas só querem explorar mesmo. A maioria ao menos. E os bancos? Duvido que eles não ganhem uma parte desta mamata faraônica. Dinheiro mais fácil só achando na rua, sinceramente. Mamata da porra!

  3. cara eu nao passei por isso mas fiquei com dó de voce!
    qdo a oferta é boa demais via telefone eu digo que vou ligar depois pra empresa..
    e outra dica digao.. nao abra emails dizendo que é da receita, ministerio publico e tudo mais por que é VIRUS!!!! hehehe

    abraço e sorte pra resolver essas coisas!!

  4. po, gabriel. nem email dos amigos eu não abro direito com medo de virus. hauahauhaha. me pegaram no pulo mesmo. com as calças curtas.
    legal que você tá acompanhando o blog. to me virando pra aprender a usar isso aqui…
    abs!

Deixe um comentário

